Vamos falar sobre os depoimentos deixados por usuários, por exemplo para profissionais liberais como psicólogas no meio online. Devemos pedir depoimentos? Quais estratégias ou decisões devemos tomar sobre esse assunto?
No geral o assunto é complexo, por várias razões. Todo mundo já ouviu aquela frase, "me dá cinco estrelas, viu?" Talvez você depois de sair do carro do um motorista de aplicativo. Com muita gente artificializando avaliações e depoimentos, muitos profissionais sérios desistem do assunto. Querem ficar longe.
Vamos considerar essas e outras complicações, e abordagens sobre como lidar com o assunto, nessa reflexão que nos guia para termos uma estratégia sobre o assunto, uma compatível com as questões éticas da profissão e também com nossos valores e princípios.
Realmente é chato quando alguém pede cinco estrelas. Por essa e outras razões quando estamos do outro lado - prestando um trabalho profissional - desistimos do assunto. Mas continuamos a trabalhar. E sabemos que estamos muitas vezes expostos nas redes sociais. Então, visíveis por meio de perfís públicos.
Desta forma, mesmo no modo "ignorar", não significa que nossos usuários irão deixar de avaliar. Ou seja, corremos o risco de receber avaliações de qualquer forma. Essa é uma razão para estarmos conscientes sobre o fenômeno da avaliação. Um fenômeno que não está desconectado do famoso "boca a boca."
Considere o profissional que diz assim "eu nunca vou pedir uma avaliação ou um depoimento". Eu creio que quando alguém diz assim tem muito fundamento. Tem provavelmente um caso, uma situação, que essa profissional quer evitar.
Mas o assunto merece uma análise mais filosófica e abrangente. Por exemplo, existe uma situação onde um cliente quer - de forma deliberada - deixar um depoimento? Esse cliente gostaria de iniciar a ação?
Muitos profissionais que se negam a pedir não necessariamente se opoem quando a ação é feita de forma deliberada. Este é um caso. Agora, vamos pensar sobre as plataformas. Sabemos que muitas plataformas pedem as avaliações. Considere, por exemplo, o caso das plataformas de aplicativo - como as de entregas de comida - que pedem as avaliações logo depois da ação da entrega.
Minha intenção de colocar esse exemplo é nos lembrar que tudo é relativo. Você pode não estar se envolvendo mas talvez, dependendo da plataforma que escolheu, de uma forma ou outra está envolvido. Significa que você precisa pedir? Nada disso. Mas significa reconhece que existem formas e formas de "pedir", como pedir. E é lógico, tudo isso depende muito da pessoa, do momento, da ética da profissão, dentre outros fatores.
© 2019–2025 Weplex Comunicação. Atendemos presencialmente em Ribeirão Preto, na Maurílio Biagi 800, Sala 1104 (SP) ou remotamente, profissionais liberais de todo Brasil e do mundo.
Meplex Comunicações, Weplex Comunicações, Weplex Communications e xBio são marcas registradas de Weplex Comunicações. Todo o conteúdo deste site está protegido por direitos autorais © 2019–2025 Weplex Comunicações. Todos os direitos reservados.