O Google é o buscador de páginas mais conhecido no mundo. Com ele, usuários fazem pesquisas por páginas por meio de palavras-chave. Uma vez que o usuário entra com as palavras-chave da busca desejada, o Google imediatamente traz resultados. Dentre esses resultados, existem os resultados orgânicos, resultados de anúncios, além de outros como imagens. Este artigo apresenta uma introdução ao assunto, com foco nas diferenças entre os resultados orgânicos e os anúncios.
O Google é, em 2022, o mais famoso buscador de páginas na Internet. É uma página acessível pelo endereço "www.google.com.br". Nesta página, um usuário pode fazer uma busca e obter rapidamente resultados - páginas da Web. Você pode imaginar que o Google é uma versão moderna das antigas listas telefônicas só que muito mais prático de usar. Na tela principal deste buscador, a experiência do usuário começa quando palavras-chaves são digitadas, como "psicólogo Rio Preto", gerando resultados que aparecem imediatamente.
Quando pensamos na ideia - um buscador de páginas - muitas dúvidas podem surgir como por exemplo se o Google é o único. Não, existem outros como o Bing, da Microsoft. Porém, o Google é buscador mais popular. Outra dúvida é sobre o volume de dados. O Google consegue catalogar um volume muito grande de páginas: Praticamente todas as páginas públicas da Web estão disponíveis para que usuários possam encontrá-las.
Alguns sites possuem poucas páginas, como o site da psicóloga Renata que tem basicamente uma página principal de apresentação:
Já outros sites podem conter milhares de páginas, como o caso do site Dicionário Informal que tem, segundo dados de 5 de Dezembro de 2022, mais de 4 milhões de páginas:
Quando o usuário faz uma busca no Google, digitando as palavras-chave, o Google retorna resultados de um índice próprio, porém somente os resultados que são relevantes para aquelas palavras-chave digitadas na busca. Daí, surge a dúvida: Quem decide quais resultados aparecem e em quê ordem?
No passado, não existiam os anúncios pagos nos resultados de uma busca no Google. Ou seja, se você procurasse por "Psicólogo Rio Preto", é esperado ver vários resultados de páginas públicas de psicólogos.
Este é o conceito intitulado "resultados orgânicos". São os resultados apresentados referentes às páginas públicas da Web que foram previamente catalogadas (ou indexadas) pelos sistemas do Google. Esses resultados aparecem em uma ordem. Daí vem a dúvida sobre quais são os critérios que o Google utiliza para definir qual resultado deverá sair na frente de qual. De fato são vários critérios que o Google utiliza para definir a ordem dos resultados. A ordem dos resultados é um motivo que as pessoas trabalham muito em seus sites. De forma sucinta, o site que sai em primeiro lugar é o site mais relevante (para o Google) que usa de seus critérios que neste momento fogem ao tema aqui. Pense que existe uma ordem que foi previamente definida para que um psicólogo X apareça na frente de um psicólogo Y. Essa ordem muda com o tempo, dependendo dos vários fatores que, como indicado, fogem ao tema deste artigo.
Muitas pessoas nem percebem as diferenças entre um resultado orgânico e um anúncio. Veja na imagem abaixo um exemplo de uma busca que trouxe resultados para as palavras chaves "psicólogas Ribeirão Preto". Tente diferenciar os resultados orgânicos dos resultados pagos:
Em outras palavras, o Google permite que você possa - digamos assim - "furar a fila" dos resultados orgânicos. Ou seja, sair na frente. Enquanto, por um lado, existe uma psicólogá que está figurando na lista de resultados orgânicos, sem pagar o anúncio, existe uma outra que está anunciando, pagando para o Google Ads, para que seu site/página seja apresentada, digamos assim "na primeira página do Google".
© 2019–2025 Weplex Comunicação. Atendemos presencialmente em Ribeirão Preto, na Maurílio Biagi 800, Sala 1104 (SP) ou remotamente, profissionais liberais de todo Brasil e do mundo.
Meplex Comunicações, Weplex Comunicações, Weplex Communications e xBio são marcas registradas de Weplex Comunicações. Todo o conteúdo deste site está protegido por direitos autorais © 2019–2025 Weplex Comunicações. Todos os direitos reservados.