Neste artigo iremos refletir sobre esse momento do primeiro contato, quando um usuário visita a página do profissional psicólogo. Porque essas são páginas estão acessíveis na Internet - por estarem disponíveis 24x7 - a experiência do usuário pode tanto ajudar como prejudicar o profissional. Vamos considerar razóes para cuidar desse "momento digital". Uma inspiração? Pense no que é uma experiência acolhedora: podemos começar assim logo no momentro da primeira visita do usuário? Provavelmente não, porque o digital está muito longe do real e da experiência que o psicólogo entende. Por outro lado estamos aqui porque essa distância não precisa ser tão grande também.
Os psicólogos que atuam na área clínica precisam atender pacientes para que possam conduzir suas carreiras. Muitos, no entanto, investem energia na comunicação direta por meio das redes sociais. Assim convidam seus prospectos clientes para um eventual contato direto, por exemplo via Whatsapp.
Isso em tese não tem problema, pois eles querem o contato, o mais rápido possível. Porém, essa atividade que pede o contato direto - por meio de interações como o Whatsapp ou até telefone - pode não trazer os resultados esperados. Por exemplo, o usuário pode não estar preparado para o momento do contato. Isso ocorre porque o usuário pode estar em outro estágio, como pesquisando ou sondando. Eles podem estar querendo confirmar, ler mais, saber mais sobre esse profissional.
Entender os estágios antes do contato é muito importante. Considerando que o usuário está um caminho de uma busca ativa (diante da eventual necessidade de contratar), ele está então em um caminho - quer estar mais certo sobre o profssional. Com isso, o caminho deve reconhecer que é um caminho que quer ajudar este usuário a estar mais confiante, mais assertivo.
A página profissional, do psicoterapeuta (por exemplo do psicólogo) pode funcionar bem neste sentido e assim evitar o contato direto dado que existe para dar suporte a essa necessidade. Neste sentido, a página deve contemplar elementos como: Informações básicas sobre o profissional; O profissional oferece em relação a necessidade do usuário; Sua relação com a área, sua abordagem, suas especializações. Tudo isso deve ser feito de forma muito legítima, real. Tudo precisa estar documentado de forma a respeitar o usuário, em primeiro lugar. Ainda, deve-se ter atenção para que o conteúdo não apresente o profissional com excesso de autoridade, com pomposidade, com arrogância. Desta forma, a intenção dessa página é que o usuário torne-se empoderado, seja para entender que o profissional não é o profissional para sua necessidade; ou para entender que o profissional é. Com isso, o contato torna-se mais assertivo.
Com uma página online do tipo página de destino, ou landing page, o professional estabelece sua comunicação de forma mais passiva. Mas uma que torna-se ativa. Assim, ao olharmos pela visão do usuário, prospecto cliente, reconhecemos que isso é acolhedor. Por um lado, o usuário ainda não está pronto para o contato direto. Por outro, torna-se mais preparado para avançar na decisão de contactar e contratar o profissional.
Uma vez que a página apresenta um segmento específico de atuação da profissional e que responde ao que exatamente o usuário quer ver, a estratégia é partir para as campanhas que deverão trazer um público (que tem uma dor, uma necessidade latente) para a página e consequentemente levando prospectos pacientes para o contato assertivo.
Considere o exemplo da página profissional, landing page da psicóloga Lari de Bauru:
![Larissa Cardoso Lari Psicóloga]](https://www.larissacardosopsicologia.com.br/images/teaser-mobile-3d-landing.jpg)
A Vanessa fez seu site profissional com uma campanha de Google Ads, seguindo o roteiro landing page + Campanha para Psicólogos.
A Renata lançou seu site com domínio especial psicologaemriopreto.com.br, seguindo a estratégia do Link na Bio, e a Campanha ligada a sua landing page.
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